Falsos Alimentos Saudáveis 696×248

Projeto ‘Vida de Saúde’ dá dicas para não cair na lenda dos alimentos ‘falsos saudáveis’

De tempos em tempos, aparecem as dietas ou alimentos que prometem resolver vários problemas de saúde e fazer milagres pelo corpo. Mas, é preciso ter cuidado com os modismos na alimentação.

Alimentos milagrosos, receitas que prometem a perda de peso em tempos recordes. Ingredientes proibidos… É comum ver vilões e herois do emagrecimento surgindo o tempo inteiro. Mas, as dietas restritivas e cardápios que prometem milagres costumam desencadear famoso efeito sanfona. A pessoa emagrece rápido, mas não consegue manter o rítmo e acabam engordando

Segundo a nutricionista Marina Solis, é comum que as pessoas procurem os caminhos mais rápidos e aparentemente simples. Mas, ela explica que ao invés de receitas mirabolantes e alimentos mágicos, a alimentação saudável deve ser a mais simples possível.

”Na verdade a gente precisa afastá-los o máximo possível. Porque a gente se apega a detalhes da alimentação, querendo uma fórmula mágica, uma dieta mágica. e a gente sabe que se a gente voltar aos tempos da nossa avó é uma alimentação muito mais saudável, mais equilibrada e ponderada do que essas que a gente tem hoje ,que são da moda e que fazem as pessoas ficarem malucas. E, no fundo, isso só leva a uma alteração de peso, um ganho de peso. O certo é descomplicar”, explica a nutricionista.

Andreza Private conta que sempre lutou contra a balança e, muitas vezes, se deixou levar pelo marketing saudável. Durante muito tempo ela consumiu barrinhas de cereal e bolachas com embalagens fantasiosas

”Fiquei chocada com barrinhas de cereal, porque a composição dela é terrível. Tem muita coisa que não presta lá dentro. Isso eu não como mais”, conta Andreza.

Camila Guerreiro também já tentou vários tipos de dieta e sempre acabava engordando tudo de novo.  Hoje, ela não exclui nenhum alimento da rotina, mas aprendeu a consumi-los com consciência e moderação.

”Ficava doida, não comia carboidrato, depois não comia proteina. Sempre mudava. E não dava certo. emagrecia rápido e voltava tudo muito rápido”, diz Camila.

O preparador físico e idealizador do projeto, Márcio Atalla, fala da importância do consumo de fibras diariamente para garantir a sensação de saciedade. As frutas e legumes também precisam estar no cardápio para garantir a ingestão de todos os nutrientes.

”A dica sempre é: não abusar e tentar ter fibras em todas as refeições, porque elas vão dar mais saciedade e nas outras refeições a pessoa não chega com tanta fome. Então, comer furtas e legumes vai fazer isso e ainda vai garantir todos os nutrientes”, afirma Atalla.

Ele lembra ainda que os exercícios físicos são fundamentais para a manutenção do peso saudável.

Noticia retirada do site http://cbn.globoradio.globo.com/ e escrita por Por Júlia Arraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *